Página principal
Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde
Vamos reunir os movimentos que atuam ou colaboram na saúde, a fim de definir estratégias para o mapeamento contínuo e emergente dos movimentos sociais em saúde. Isso será feito em uma plataforma pública online com as ações e os conhecimentos produzidos por esses atores sociais.
História em destaque
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. Criado em 1937, sua missão é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde.
Como participar
Você pode colaborar com o crescimento do Mapa
Atualmente temos 559 colaboradores cadastrados. Deseja colaborar escrevendo novas páginas ou contribuindo para as páginas? Você pode colaborar:
Guia rápido
Como criar conteúdo?
Primeiro verfique se seu movimento possui uma página no Mapa
Quando você pesquisar um assunto e não existir uma página sobre ele, aparecerá a opção criar uma nova página do movimento. Você precisa estar autenticado no site para criar conteúdos.
Regras Editoriais
Todas as pessoas que desejarem colaborar com o projeto poderão atuar na produção de conteúdo, sendo que cada participante deverá se identificar com uma conta de usuário no Mapa. Além disso, as atividades do Mapa são regidas por um conjunto de regras editoriais
Pilares editoriais
Os pilares editoriais são princípios fundamentais sobre os quais o Mapa é construído. Esses pilares servem tanto para orientar as atividades de colaboração, como para resolver eventuais conflitos que surjam durante o projeto.
Notícias
Movimentos sociais de todo o Brasil se reuniram no Rio de Janeiro em 20 de agosto para debater e organizar propostas para a Cúpula Social do G20, que ocorrerá entre 14 e 16 de novembro.
Sob a presidência rotativa do Brasil, é a primeira vez que movimentos sociais de base estão participando dos debates do G20, contribuindo com sua visão a partir dos territórios, de suas lideranças comunitárias, associações populares, ligas campesinas, juventudes de território e outros movimentos sociais. Nos 25 anos de história do fórum, trata-se de um avanço concreto, pois a sociedade civil nunca havia tido espaço de fala.
Durante o encontro, foi lançado o ambiente digital do G20 Social, dentro da plataforma de participação social do governo, Brasil Participativo. Através desta plataforma, você e seu movimento podem contribuir com propostas ao G20, de forma online.
A ferramenta está adaptada para receber contribuições internacionais, em ambiente trilíngue (português, inglês e espanhol) - portanto, compartilhe a informação com seus companheiros de luta de outros países!
Até outubro, o Brasil Participativo fará enquetes sobre os eixos prioritários do G20, participe!
O projeto
Mapa dos Movimentos Sociais em Saúde
O mapa dos movimentos sociais será construído com formato interativo, buscando identificar os movimentos sociais que serão motivados a difundirem suas informações institucionais, históricas e saberes, de modo a se construir uma relação de confiança entre o projeto e os movimentos sociais. Para tanto, a plataforma que será utilizada no projeto se baseia nos princípios de bem público, pluralidade de conhecimentos e construção colaborativa, com a utilização de software livre mediawiki e licenciamento de conteúdo aberto no formato creative commons shared alike.
Boletim digital
Cadastre-se para receber o nosso boletim mensal e fique por dentro das novidades.