O Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde é um projeto colaborativo que busca dar visibilidade aos movimentos sociais, atuantes no campo da saúde, como sujeitos políticos da reconstrução e transformação do Brasil. Para tanto, alguns princípios de conduta orientam nosso trabalho.
O histórico lema da reforma sanitária brasileira, "Saúde é Democracia", expressa a convicção de que a efetivação dos direitos de cidadania exige uma ampla participação da sociedade, de forma crítica e consciente, capaz de promover mudanças que assegurem a melhoria das condições de vida, dignidade, direitos, cuidados e bem viver.
A participação ativa da sociedade é essencial para a construção de políticas de saúde efetivas e democráticas. Por isso, a plataforma interativa do projeto é baseada no modelo Wiki, em que a produção de conteúdo é feita de maneira colaborativa para ser disponibilizada de forma aberta e livre.
Para garantir uma experiência respeitosa, inclusiva e colaborativa para todos, gostaríamos de compartilhar os princípios que orientam nosso projeto:
Respeito
Valorizamos a diversidade de ideias, experiências e perspectivas, bem como respeitamos a participação plural de pessoas de diferentes origens, raças, etnias, culturas, identidades de gênero e orientações sexuais. Comprometemo-nos a tratar todos os usuários com respeito, mesmo quando houver discordâncias. Não serão tolerados comentários ofensivos, discriminatórios ou que desrespeitem a dignidade humana.
Colaboração
Acreditamos que a colaboração é fundamental para alcançar nossos objetivos comuns. Encorajamos a troca de saberes, experiências e iniciativas entre os usuários. Incentivamos a criação de parcerias e ações conjuntas para fortalecer os movimentos sociais em saúde.
Empoderamento
Encorajamos a participação ativa, o compartilhamento de conhecimentos e a disseminação de informações relevantes. Acreditamos que cada ação coletiva tem o poder de fazer a diferença. Buscamos capacitar os movimentos e colaboradores participantes do projeto para que se tornem agentes de transformação em seus territórios.
Solidariedade
Reconhecemos a importância da solidariedade entre os movimentos sociais em saúde. Estamos comprometidos em apoiar uns aos outros, oferecendo uma plataforma que valorize os conhecimentos, o compartilhamento de experiências e práticas, para possibilitar ações conjuntas.
Transparência
Comprometemo-nos a ser transparentes em nossas ações e comunicações. Pedimos aos usuários que forneçam informações precisas e atualizadas sobre os movimentos sociais que representam. Acreditamos que a transparência é essencial para a construção de confiança e credibilidade.
Ética
Valorizamos a ética em todas as nossas interações. Pedimos aos usuários que sejam honestos, íntegros e respeitem os direitos autorais e a propriedade intelectual. O usuário deve ser responsável pelas informações fornecidas na plataforma do projeto. Não serão toleradas práticas antiéticas, como disseminação de notícias falsas, difamação ou uso indevido de informações.
Inclusão
Buscamos criar um ambiente inclusivo, onde todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas. Encorajamos a participação de pessoas de diferentes origens, culturas, identidades de gênero, orientações sexuais e habilidades. Não serão tolerados comportamentos discriminatórios, preconceituosos e excludentes.