Ocupação Gilberto Domingos - Morar é um Direito
No dia 09/11/2023, nós do Movimento Unido dos Camelôs (MUCA), juntamente com trabalhadores informais no Centro da cidade, na Rua Riachuelo 48, ocupamos um imóvel público pertencente ao INSS, inativo há 30 anos, para lutar por moradia digna, criando a Ocupação Gilberto Domingos.
Nossa intenção com essa ocupação é garantir que os camelôs vivam no centro da cidade, próximos ao seu local de trabalho, conferindo uma função social a prédios públicos vazios e abandonados.
O nome "Gilberto Domingos" é uma homenagem ao nosso amigo camelô, que perdeu a vida em um atropelamento na madrugada do dia 5 de julho de 2023, após uma noite de trabalho no Maracanã, enquanto se dirigia para casa empurrando seu carrinho de vendas. Ao destacar seu nome, simbolizamos toda a trajetória de alguém que faleceu infelizmente de forma trágica como indigente, sem que seu caso fosse reconhecido como um acidente de trabalho.
Toda semana, realizamos mutirões para revitalizar um edifício de 12 andares que esteve abandonado por mais de três décadas. Moradores e apoiadores se dedicam com afinco a cada tarefa, transformando nossos mutirões em momentos de união e solidariedade. É com essa força coletiva que estamos lutando para conquistar nossos direitos e construir um futuro melhor.
Atualmente, estamos discutindo a ocupação com o poder judiciário na Comissão de Solução Fundiária pelos Tribunais da Justiça e negociando com as entidades públicas, INSS e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) a regularização junto a política pública federal de habitação popular. Temos uma equipe de advogados populares que desempenham um papel fundamental nessas tratativas. Não vamos desistir do que é nosso direito.
Se morar é um direito, ocupar é um dever!