Observatório Tuberculose Brasil

De Mapa movimentos
Revisão de 16h22min de 16 de setembro de 2024 por MapaMov (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Vinculado à ENSP/Fiocruz, o observatório Tuberculose Brasil tem o objetivo de fortalecer o SUS e contribuir para o controle e eliminação da tuberculose como problema de saúde pública.

Fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para o controle e eliminação da tuberculose como um problema de saúde pública, com o monitoramento das políticas públicas Intersetoriais e promoção do controle social. Com esses objetivos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) criou a coordenação do Observatório Tuberculose Brasil. Integrante da rede FIO-TB, com a proposta de articular as ações de pesquisa, ensino e serviço da Fundação na área. O Observatório Tuberculose Brasil encontra se localizado na ENSP/Fiocruz/ Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF).

Apresentação: Observatório Tuberculose Brasil

Vinculado desde 2013 à ENSP/Fiocruz, o Observatório TB Brasil desenvolve ações em advocacy communication and social mobilization (ACMS) e monitora os indicadores sociais e epidemiológicos relacionados à tuberculose. As ações estão de acordo com as Metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Observatório, se propõe a incidir na agenda política do SUS/SUAS, parlamento e órgãos de defesa de direitos humanos, monitorar políticas públicas e o fortalecimento do controle social em saúde e tuberculose.

O Observatório é um mecanismo de Public Health Watch para monitorar e avaliar sistemas e políticas de saúde relacionadas à tuberculose no Brasil, e garantir que os três níveis de governos ajam de acordo com os compromissos assumidos e incorporados em documentos como WHO Moscow Declaration to End TB Political declaration of the high level meeting of the General Assembly on the fight against tuberculosis Global Tuberculosis Report World Health Organization Resolution adopted by the General Assembly on 10 October 2018 THE TUBERCULOSIS REPORT FOR HEADS OF STATE AND GOVERNMENTS e recomendações estabelecidas pela Declaração Política da 1ª Reunião de Alto Nível da ONU sobre tuberculose, das metas da Estratégia Global pelo Fim da TB (OMS), da agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública no Brasil.