Fórum Intersindical Saúde-Trabalho-Direito do Rio de Janeiro
Há muitos anos são realizadas ações de vigilância em saúde do trabalhador em vários estados brasileiros, em parceria com sindicatos dos mais variados ramos produtivos. Nessas ações pontuais e, muitas vezes, descontinuadas, observou-se a necessidade de se estreitarem os laços entre o movimento sindical, as instituições públicas de vigilância da saúde e as instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão, além de outras instituições com interesse nas relações saúde-trabalho. Com os Projetos ENSP 018-FIO-13, ENSP 041-FIO-14, ENSP 006-FIO-15, de formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador, vigentes desde 2013, executados pela Fundação Oswaldo Cruz com financiamento do Fundo Nacional de Saúde, esta necessidade ganhou forma e força e daí surgiu o Fórum Intersindical em agosto de 2015.
O Fórum é uma iniciativa plural, que somente é capaz de ser instalado com a participação de diversas entidades. São parcerias imprescindíveis os sindicatos e os movimentos sociais da região, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual e regionais, a Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT), as universidades públicas locais e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O Fórum do Rio de Janeiro é, portanto, um espaço de formação e discussão das relações saúde-trabalho, articulando o saber dos trabalhadores e o seu conhecimento sobre os seus problemas de saúde e o saber e conhecimento dos técnicos que atuam na área. É, principalmente, um espaço para a ação em saúde do trabalhador, trazendo para o debate, e daí adquirindo conhecimentos, os principais problemas do processo saúde-doença em cada nível local.
As reuniões do Fórum Intersindical Saúde-Trabalho-Direito do Rio de Janeiro são itinerantes e acontecem todas as últimas sextas-feiras de cada mês. As reuniões são sempre abertas para participação de tod@s e são realizadas presencialmente, remotamente e na modalidade híbrida. Acompanhe a agenda de reuniões no Blog Multiplicadores de Visat: https://www.multiplicadoresdevisat.com/ e nas redes sociais (Instagram: @multiplicadoresdevisat e YouTube: Projeto Multiplicadores de Visat)