Assistência Social Q-Previne. Atuação Coletiva na Prevenção de Violências Autoprovocadas em Adolescentes

O Projeto:
O Projeto Assistência Social Q-Previne: Atuação Coletiva na Prevenção de Violências Autoprovocadas em Adolescentes, foi criado pela Psicóloga Rosemeire Rossi Ramos, a partir do Trabalho de Conclusão do Curso de Capacitação em Suicidologia realizado no IPPES (Instituto de Pesquisa Prevenção e Estudos em Suicídio) [1] categoria Empreendedorismo Social.
O Projeto iniciou-se no ano de 2023, em parceria com a Instituição socioeducativa: CCA- (Centro para Crianças e Adolescentes) Sítio da Casa Pintada – situado no Bairro de São Miguel Paulista em São Paulo - SP. [2] Este equipamento faz parte da Política Pública de Assistência Social.
A Psicóloga buscou conhecer e compreender a realidade dos adolescentes que frequentam a Instituição, e a partir desse entendimento, construir juntamente com o IPPES – Instituto de Pesquisa Prevenção e Estudos em Suicídio, um espaço onde fosse possível refletir sobre violências autoprovocadas: suicídio, tentativa de suicídio e asis (autolesão sem intenção suicida). Tendo como foco o papel da Rede de Apoio na Prevenção desses comportamentos na adolescência. Promovendo reflexões sobre os fatores de risco e de proteção envolvidos no processo de prevenção do comportamento suicida.
Iniciamos essa etapa com a Capacitação de todos os envolvidos (profissionais, familiares, cuidadores e adolescentes), na perspectiva de uma atuação coletiva.
O projeto está pautado na Lei nº 13.819, que instituiu a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, conhecida como Lei “Vovó Rose”. Essa lei estabelece um pacote de medidas, com estratégia multidisciplinar para diminuir os atos de automutilação, as tentativas de suicídio e os suicídios consumados. A lei teve origem na PL 1.902/2019.
§ 1º Para os efeitos desta Lei, entende-se por violência autoprovocada:
I – o suicídio consumado;
II – a tentativa de suicídio;
III – o ato de automutilação, com ou sem ideação suicida.
Os Objetivos do Projeto:
Os Objetivos gerais do projeto são o de promover a ampliação da rede de apoio dos adolescentes mediante a Prevenção de violências autoprovocadas nessa fase. Através da derrubada de estigmas e preconceitos relacionados ao tema, reconhecendo os fatores de risco e de proteção envolvidos nesse processo.
Os Objetivos Específicos são:
- Autocuidado do educador;
- Proporcionar reflexão crítica sobre: suicídio, tentativa de suicídio e autolesões em adolescentes e os preconceitos e estigmas relacionados aos temas;
- Promover reflexão sobre a importância da Rede de Proteção para Prevenção do Suicídio e Autolesões em adolescentes;
- Orientar as famílias sobre o papel que exercem na identificação dos sinais de sofrimento emocional nos adolescentes;
- Promover reflexões que favoreçam aos adolescentes reconhecerem-se sujeitos ativos no processo de prevenção.
O CCA - Centro para Crianças e Adolescentes:
O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas com crianças e adolescentes, que buscam assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio grupal, comunitário e social.
O objetivo institucional do CCA é oferecer proteção social à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, protagonismo e cidadania.
Configura-se como uma instituição de finalidade educativa, no campo do sistema não formal de ensino.
É organizado em duas modalidades: Centro para Crianças de 6 a 11 anos e 11 meses e Centro para Adolescentes de 12 a 14 anos e 11 meses.
O CCA Sítio da Casa Pintada atende 180 crianças e adolescentes em dois períodos: manhã (8h as 12h) e tarde (13h as 17h). Atuando sempre no contraturno da escola.
O serviço destina-se a:
• Crianças e adolescentes em situação de trabalho;
• Crianças e adolescentes reconduzidas ao convívio familiar, após medida protetiva de acolhimento;
• Crianças e adolescentes com deficiência, beneficiários ou não do BPC (Benefício de prestação continuada);
• Crianças e adolescentes oriundos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e
• Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco.
Diante de tais apontamentos observou-se a necessidade de capacitar os educadores para atuarem como Rede de Apoio na prevenção de violências autoprovocadas em adolescentes. Tendo como fator fundamental uma atuação intersetorial.
A Capacitação:
A Capacitação foi nomeada como: “CCA Q-Previne. Guardiões da Vida atuando na Prevenção.” Realizada no ano de 2023.
Nesse mesmo ano foram realizados doze encontros de (janeiro à outubro) com carga horária total de trinta e seis horas, sendo: oito encontros com os educadores, três com os adolescentes e uma palestra interativa com os familiares e cuidadores no mês do setembro amarelo.
A Metodologia central utilizada para o desenvolvimento da Capacitação foi a: "A Estética do Oprimido do teatrólogo Augusto Boal". A escolha da Metodologia teve por objetivo respaldar a importância da Rede de Apoio no Processo de Prevenção de Violências Autoprovocadas em adolescentes e como possibilidade de prática lúdica e pedagógica para o desenvolvimento de reflexões que promovessem pensamento crítico sobre os temas abordados na Intervenção. Através da desconstrução de estigmas e preconceitos relacionados ao tema.
Tendo como desdobramentos sensibilizar as famílias sobre a responsabilidade compartilhada que exercem, isto é, os envolvidos são corresponsáveis no processo de prevenção. E diante dos adolescentes mostrar que são sujeitos ativos no processo de prevenção, capazes de acionarem a Rede de apoio caso precisem.
Conteúdo Programático da Capacitação:
- Qual é o papel dos profissionais da educação formal e não formal na prevenção de violências autoprovocadas na adolescência?
- Qual é o papel da família?
- E os adolescentes como ficam nesse processo?
- Quais são os Fatores de Risco e de Proteção para Prevenção do comportamento suicida na adolescência.
- Reflexões sobre ações de Prevenção do comportamento suicida na educação formal e não formal.
- A importância do Desenvolvimento Socioemocional dos adolescentes para Prevenção do comportamento suicida.
Ações Continuadas:
Em 2024 estamos atuando no território alinhando os setores: Assistência Social, Educação e Saúde. Com base na Lei nº14819/2024 (Lei Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares). Cujo foco é uma atuação Coletiva e horizontal.
Aplicamos a Capacitação: “CCA Q-Previne. Guardiões da Vida atuando na Prevenção” na EMEF Pedro Fukuyei Yamaguchi, em 2024, uma das escolas que fazem parte do território da Instituição e que possuem alunos no CCA no contraturno escolar.
Em 2025 daremos continuidade as capacitações, e atuaremos com as ações sociais concretas e continuadas de forma colaborativa, com outros atores que fazem parte do território, incluindo outras escolas. As ações estão sendo planejadas com o intuito de atuarmos diante dos fatores de risco para Violências Autoprovocadas em Adolescentes e para fortalecimento dos fatores de proteção para Prevenção. Considerando que o comportamento suicida é um comportamento complexo e multifatorial, isto é, ocasionado pela interação de diferentes fatores.
Essas ações estão pautadas no "Fortalecimento do Protagonismo dos Adolescentes no território por meio de ações educacionais e de participação cidadã."
- No mês de Fevereiro/2025 tivemos uma palestra para os adolescentes de 12 a 14 anos e 11 meses sobre "Prevenção da gravidez na adolescência", com base na Lei: 13.798/2019 tendo como parceria a UBS- Sítio da Casa Pintada. Cujo objetivo foi mostrar que a prevenção envolve educação sexual, diálogo aberto e acesso a serviços de saúde. Ratificando sobre a importância do Apoio familiar e Orientação profissional para garantir o bem estar dos adolescentes diante desse tema.
- Também em Fevereiro/2025 tivemos dois Encontros com a Embaixadora da Ong: Safernet Brasil que é uma organização referência na promoção dos direitos humanos no ambiente digital, atuando há 20 anos na educação e proteção de crianças e adolescentes na internet. Os temas abordados foram: Cidadania Digital e uso Seguro da Internet. Falar sobre internet segura com crianças e adolescentes é essencial para prepará-los para os desafios da era digital, ajudando a prevenir riscos como cyberbullying, golpes, violência online e exposição. Levando-os, a refletirem sobre a importância de um ambiente digital mais seguro, ético e responsável. @https://www.instagram.com/safernetbr/#
- Iniciamos o mês de Março/2025 com a atividade: "Bloquinho Pós Carnaval" sobre Internet Segura com a SaferNet Brasil. As crianças e os adolescentes criaram uma marchinha de carnaval sobre o tema. Cujo objetivo foi promover o pensamento crítico sobre uso consciente da Internet e o papel de todos nesse processo, instituição, educadores, crianças e adolescentes.
- Também no mês de Março/2025 promovemos com base na Capacitação: “CCA Q-Previne. Guardiões da Vida atuando na Prevenção” o Treinamento: "A importância da CNV - Comunicação não Violenta para Prevenção do bullying na Adolescência. E para o favorecimento da Cultura de paz e Cidadania." Tendo como metodologia pedagógica o Teatro Fórum e diferentes “canais estéticos" para reflexão, com base na Metodologia de Augusto Boal. Sendo realizado com todos os CCAs administrados pela Organização Social que administra o CCA Sitio da Casa Pintada, sendo eles: CCA - Arte Nossa; CCA - Seguir Sonhando; CCA - Nazareth Vida Nova; CCA - Espaço Amigo; CCA - Deosdete Machado; CCA - Amanhã - Ser. O objetivo do encontro foi refletir sobre o papel de todos na Prevenção do Bullying na adolescência, utilizando a CNV - Comunicação não Violenta como ferramenta através de um ambiente que promova a Cultura de Paz e Cidadania.
- Todos os CCAs uniram-se para desenvolverem em Abril/2025 ações Coletivas voltadas para Prevenção do Bullying com base na Lei: 13.277/2016 - Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Temos a clareza que a Prevenção se faz através da união de esforços entre todos os atores que fazem parte da Rede de Apoio dos adolescentes.
O CCA - Sitio da Casa Pintada promoveu reflexões sobre o Bullying, quando ele está relacionado a aparência física das pessoas, usou como referencia o cabelo crespo, ratificando a importância do respeito a diversidade e as diferenças, a ação foi nomeada como: "Nossos cabelos, nossa Identidade";
O CCA - Espaço Amigo promoveu ações de conscientização cujo tema foi: "Bullying não é brincadeira. Juntos dizemos não ao Bullying e sim a empatia.";
O CCA - Arte Nossa também promoveu ações de Conscientização sobre Bullying e empatia;
O CCA - Deosdete Machado foi até uma escola do território no dia 07 de abril, dia Nacional de Combate ao Bullying nas escolas, e promoveram, na EMEI Maria da Luz juntamente com as crianças e adolescentes ações de conscientização sobre o tema, um painel informativo e uma caixa de mensagens positivas de combate ao Bullying nas escolas;
O CCA - Amanhã Ser, promoveu entre os adolescentes, ações que favoreceram o papel de multiplicadores no combate ao Bullying, os adolescentes realizaram palestras de conscientização sobre o tema para as crianças da Instituição.
- O mês de Maio é o mês de reflexões por parte da Assistência Social sobre o "Combate a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes". Todos os anos o CCA- Sitio da Casa Pintada realiza ações voltadas para o tema entre seus usuários. Incluindo uma passeata com outras Instituições para reflexões coletivas sobre o tema no mês de conscientização, intitulado como Maio Laranja. Ações com as crianças, adolescentes e famílias. Esse tema é de extrema relevância e importância para reflexão de todos e sua conscientização atua como fator de proteção.
- Também em Maio, o CCA-Sítio da Casa Pintada, promoveu a Semana do Brincar. Cujo tema foi: "Proteger o Encantamento das Infâncias". A Instituição convidou a psicóloga do projeto para ministrar uma palestra tanto para as crianças quanto para os adolescentes, sobre: "Uso Problemático de telas. E os impactos na saúde física e mental de crianças e adolescentes." As Crianças e adolescentes refletiram sobre a importância do uso saudável de telas para a saúde física e mental de ambos. Em contrapartida refletiram sobre a importância do brincar para o desenvolvimento socioemocional. A psicóloga aplicou as palestras respeitando as fases do desenvolvimento, e ratificando que brincar é um Direito garantido Constitucionalmente. Utilizando diferentes “canais estéticos" para reflexão, com base na Metodologia de Augusto Boal.
- Junho iniciou-se com ações aplicadas pelo "Programa Na Real - Smashed Global - Programa social via arte educação pelo não consumo de álcool por adolescentes"!! As ações do programa visam alertar os adolescentes sobre os riscos do consumo de álcool nessa fase. @https://www.instagram.com/nareal.brasil/
- Mês de Agosto os educadores do CCA - Sitio da Casa Pintada refletiram sobre o tema: "Interseccionalidade x Inclusão. Qual é o papel dos Coletivos nesse processo?" Treinamento oferecido pela Psicóloga do projeto. As reflexões foram à partir do conceito de Interseccionalidade para Prevenção de Violências Autoprovocadas em Adolescentes, pensando nos fatores de risco. E como os Coletivos organizados podem atuar como Rede de Apoio, favorecendo a inclusão, sendo essa questão fator de proteção.
- Setembro foi marcado pelas ações do Setembro Amarelo. Iniciamos com a sensibilização dos adolescentes no período da tarde, que não passaram pelo Treinamento em 2023. Foram três dias de reflexões e participação ativa dos adolescentes de 12 à 14 anos e 11 meses;
- Com as famílias realizamos o Treinamento para fortalecimento do fator de proteção: "Comunicação" aplicamos o treinamento: "Como a CNV (Comunicação não Violenta) pode ser uma estratégia importante para o fortalecimento dos vínculos familiares.";
- Entregamos materiais de apoio sobre o tema "As escolas na Promoção da Vida. E na Prevenção do Suicídio na Adolescência" para as escolas do território: EMEF Antônio Carlos; EMEF Tito Lívio; EMEF Pedro Teixeira.
- Outubro o CCA - Sitio da Casa Pintada recebeu um dos representantes do Coletivo Educar Liberta/ Coletivo Leste Negra, para discussões com os Adolescentes sobre o papel dos Coletivos e das politicas públicas para garantia de direitos das minorias sociais. Discussões que serão referencia para que os Adolescentes criem um Coletivo para atuarem nas Redes Sociais, pensando em Educação Midiática e Direitos Humanos em 2026. @coletivolestenegra https://www.instagram.com/coletivolestenegra/ e @coletivoeducarliberta https://www.instagram.com/coletivoeducarliberta/#
As ações estão presentes nas Redes Sociais da Instituição!
Juntos somos mais fortes!
Contato
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