ABEn, seção MA: mudanças entre as edições

De Mapa movimentos
(ABEn tem participação qualificada nos Conselhos de Saúde, Educação entre outros, nos Comitês Científicos, nas Câmaras Técnicas, nos Fóruns e nas Redes, fortalecendo sua inserção política e técnica para sustentar as lutas em defesa da vida e dos direitos humanos e sociais, da democracia, do Controle Social e da Valorização da Enfermagem)
 
Sem resumo de edição
 
Linha 47: Linha 47:
realidades, estão  entre os múltiplos trabalhos da ABEn para os profissionais de  
realidades, estão  entre os múltiplos trabalhos da ABEn para os profissionais de  
Enfermagem e para a sociedade.
Enfermagem e para a sociedade.
[[Categoria:Movimentos Sociais]]
[[Categoria:Saúde]]
{{DEFAULTSORT:ABEn, Seção MA}}

Edição atual tal como às 16h25min de 16 de setembro de 2024

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, SEÇÃO MA A ABEn-MA desde a sua criação em 1958 vem buscando cumprir sua missão. DIRETORIA DA ABEn-MA – Gestão 2022-2025:

Silvia Cristina Viana Silva Lima (Presidente), Rosilda Silva Dias (Vice-Presidente), 

Adriana Carvalho de Sousa (Secretária-Geral) e Michael Jakson Silva dos Santos (Diretor Financeiro), Maria Ieda Gomes Vanderlei (Diretora de Educação em Enfermagem), Luzinéa de Maria Pastor Santos Frias (Diretora de Estudos e Pesquisas em Enfermagem), Iderlania Maria de Oliveira Sousa (Diretora de Comunicação Social e Publicações) e Patrícia Ribeiro Azevedo (Diretora de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho de Enfermagem). É uma entidade de caráter cultural, cientifico e político com personalidade jurídica de direito privado e congrega Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, estudantes dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Enfermagem, de Educação Profissional em nível técnico de Enfermagem, escolas e cursos técnicos, faculdades, instituições de ensino superior e associações científicas, que se associam individual e livre para fins não econômicos.

A ABEn se organiza no Distrito Federal e nos 27 estados brasileiros, sob a direção 

de uma Diretoria Nacional, e é reconhecida como de Utilidade Pública (Decreto Federal nº 31417/52).

Esta Associação nacional atua, em rede para cumprir suas finalidades de:
• Promover o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político dos 

profissionais de Enfermagem; • Defender o trabalho da Enfermagem como prática social, essencial à saúde, organização e funcionamento dos serviços de saúde;

• Promover e divulgar pesquisas da área da Enfermagem;
• Propor e defender políticas e programas para a melhoria da vida da população 

e o acesso universal e equânime ao SUS;

• Representar a Enfermagem em âmbito local, nacional e internacional; 

• Manter-se articulada com as demais organizações da Enfermagem na defesa dos interesses da profissão. Realiza projetos, a exemplo da capacitação para gestão participativa e controle social, qualificação da força de trabalho de saúde e da Enfermagem, pesquisa do perfil da Enfermagem no Brasil, piso salarial e jornada de 30 horas. Encaminhamento: produção e publicação de uma Carta para a Enfermagem

Além disso, promove  eventos: Semana Brasileira de Enfermagem, Congresso 

Brasileiro de Enfermagem, Seminário Nacional de Diretrizes de Educação e Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem, Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem, Seminário Nacional de Diretrizes na Atenção Básica em Saúde, e outros Encontros da Categoria de Enfermagem. São eventos que ocorrem com regularidade que possibilita refletirmos e nos posicionarmos frente aos desafios da saúde, da educação, do trabalho e da organização da categoria e que incentivaram tantos outros no campo da Enfermagem. Eventos, que analisam as diferentes realidades, estão entre os múltiplos trabalhos da ABEn para os profissionais de Enfermagem e para a sociedade.