Webinário debate necessidade da participação social diante da emergência climática
O Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde (MapaMovSaúde) promove, entre 10h30 e 12h da segunda-feira 28/10/24, o webinário Emergência climática e o papel da participação social no processo de transição socioecológica.
Para abordar o tema, o MapaMovSaúde convidou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, o Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB e o Movimento pela Soberania Popular na Mineração - MAM.
Em comum, estes movimentos representam populações com forte vinculação ao território em que habitam, e pautam a necessidade da transição energética e de modelos sustentáveis de produção e consumo. Tal situação foi comprovada quando os movimentos sociais se mobilizaram pela Saúde durante as enchentes no Rio Grande do Sul, como reportamos aqui no MapaMovSaúde.
Além disto, o diálogo abordará também os impactos da crise climática sobre a saúde e a necessidade de articulação dos movimentos sociais da cidade, do campo, das florestas e das águas para a efetivação de um Sistema Único de Saúde (SUS) resiliente e vinculado às necessidades de cada localidade.
A coordenadora executiva da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA-2025), Larissa Barros, estará presente no webinário em diálogo com os movimentos sociais frente à agenda da participação, que aponta para a realização da conferência.
Webinário Emergência climática e o papel da participação social no processo de transição socioecológica
Moisés Borges - MAB
Sergio Reis - Chocolate: MST
Marta de Freitas - MAM
Mediação: Lucia Souto (Assessora-chefe da APSD/MS) e Fernando Pigatto (Presidente do CNS)