Usuário:ABRASBUCO

De Mapa movimentos

A Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva, ABRASBUCO- foi fundada no dia 11 de agosto de 1998, na Cidade de Fortaleza, Ceará, durante a realização do XIV ENATESPO – Encontro Nacional dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico e III Congresso Brasileiro de saúde Bucal Coletiva, com sede inicial na Cidade de Brasília, SCLN 316, Bloco D sala 112, DF. É uma associação não governamental, de âmbito nacional, de caráter científico e cultural, sem finalidade lucrativa, de duração ilimitada, e regida por Estatutos.

A ABRASBUCO tem as seguintes finalidades: a. Congregar trabalhadores e estudantes de saúde coletiva que realizam esforços para elevar a qualidade da saúde bucal da população brasileira, atuando como entidade representativa de trabalhadores da saúde bucal coletiva.

b. Contribuir, através de atividades dos seus participantes e pessoas interessadas na saúde coletiva, na luta pela formulação de políticas públicas adequadas de saúde no país, incluindo, de forma integral, as práticas de saúde bucal coletiva, promovendo discussões sobre seus principais problemas, divulgando experiências, estudos teóricos- metodológicos e epidemiológicos e outros conhecimentos e práticas sociais.

c. Desenvolver ações tendentes a mobilizar os trabalhadores de saúde, para orientar as práticas de saúde conforme as necessidades prevalecentes na sociedade brasileira, para buscar soluções ligadas ao projeto histórico de uma sociedade solidária, democrática e livre.

d. Desenvolver, de forma enfática, atividades que contribuam para a elevação do nível e qualidade da saúde bucal da população brasileira, interagindo com instituições governamentais, com instituições públicas e privadas e entidades de classe, com proposições para a formação e qualificação de recursos humanos em saúde bucal, fomentando a promoção da saúde integral e qualidade de vida, buscando também mobilizar a sociedade para sua maior participação na discussão e implementação das ações de saúde bucal, em conformidade com os preceitos constitucionais.

e. Colaborar com organizações e instituições que realizem atividades em saúde coletiva, incrementando e valorizando a odontologia no seio das mesmas, valorizando soluções integradas num processo democrático de construção de boas práticas de saúde em conformidade com as necessidades da população brasileira.

f. Promover intercâmbio com entidades congêneres;

g. Promover ou participar de atividades, como palestras, conferências, seminários, congressos e outras, presenciais ou por outros meios;

h. Editar boletins ou outras publicações, com a finalidade de divulgação de suas atividades e programas desenvolvidos no âmbito das universidades ou serviços públicos e trabalhos científicos, ligados direta ou indiretamente, à saúde bucal coletiva, por mídia impressa ou eletrônica.